☥ UPDATE #14 ☥

  

Querido diário...

Trago-lhe mais uma postagem quanto as minhas bolinhas de pelo.

Tenho estado prestando muita atenção no Bigodes, mas ontem, eu saí por alguns minutos do meu quarto e quando eu voltei ele estava no andar mais alto da gaiola ! E o bobo ficou lá me olhando como se ele não soubesse como ele foi parar lá ! Sorte que era alto o suficiente para ele considerar não pular, então me deu tempo o suficiente de abrir o teto da gaiola, pegá-lo e colocá-lo na area em que ele está seguro. 
Ele tem me deixado fazer pega-lo ultimamente, apesar de não gostar nem um pouco. Poucos dias antes de ele quebrar a pata ele havia me deixado segurar ele, mas por menos de um minuto. Ele ficou agitado demais e tive medo que ele pulasse, então o devolvi para a gaiola dele. Ele fica na portinha, como sempre, aguardando para eu deixá-lo sair para fazer exercício, mas como ele não pode por enquanto, eu apenas deixo a porta aberta e ele decide se fica perto ou não. Ele mesmo não sobe na minha mão, eu que tenho que enfiar lá e pegá-lo, ele praticamente não resiste mais, porém quando ele fica nas minhas mãos ele treme, abaixa as orelhas e tenta esconder o rosto nas minhas palmas. Eu realmente espero que ele perceba que ele pode confiar em mim.
Fiz uma pesquisa e descobri que quebrar uma (ou até mesmo as duas !) das patas traseiras é o tipo de ferimento mais comum em hamsters e que a grande maioria das vezes não é mortal. Claro que isto também depende se a fratura é exposta ou não, mas até agora não vi nenhum ossinho para fora. Costuma sarar sozinho (mas nem sempre volta pro lugar e ele pode ficar manco para sempre) em cerca de 3 a 4 semanas, se o bichinho não arrancar a perna fora. Sim, eles fazem isto as vezes. Descobri também que muitos veterinários recomendam colocar algumas gotas de dipirona no bebedouro do bichinho, mas eu não farei isto, acho auto-medicação algo MUITO arriscado.
Por último mas não menos importante, percebi também que os dedinhos da pata quebrada dele não abrem mais, isto quer dizer que rompeu algum tendão ? Está completamente travada fechada, nenhum dedinho se movendo.

Mudando de hamster, tenho percebido que o Oreo tem chamado muito a minha atenção e quando chego perto dele, ele estaciona do lado do pote de comida, como se ele estivesse com fome, MAS, eu SEI que ele não está com fome porque nos dois últimos dias eu tenho enchido o potinho dele até o topo. Ele pega tudo e depois pede mais. Achei isto muito estranho mas quando pensei nisto, percebi que ele pode estar se preparando para hibernar ! Ficou muito frio muito repentinamente, e apesar dos meus esforços de manter eles e meu quarto quentinhos, as vezes o próprio ar está gelado. A temperatura tem estado muito baixa, mais do que necessário para ativar este instinto de hibernação. Estranho que apenas o Oreo tem demonstrado este comportamento, mas cada hamster é diferente.

Vou ter que observar os dois com muita cautela. Por enquanto é só.